(11) 2453 3326 | (11) 4962 3321

O Ensino Fundamental I é marcado pelo início da formalização do processo de ensino-aprendizagem. Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. É nesta fase que noções conceituais surgem e os conteúdos acadêmicos começam a ser introduzidos. É o momento ideal para desenvolver a leitura, escrita, cálculo, interação com o meio e criatividade. Estimulá-los desde a infância a desenvolver essas qualidades e prepará-los para enfrentar um mundo que se transforma em ritmo acelerado. O currículo apoiado no material didático do Sistema de Ensino Objetivo é enriquecido com conteúdos desenvolvidos por meio de projetos pedagógicos implantados pelo próprio Colégio.

A meta da educação no Ensino Fundamental é a formação integral do educando, por meio do desenvolvimento harmônico de todas as suas potencialidades, proporcionando-lhe o ajustamento ao meio físico e social. Para tanto, a metodologia indicada é a da aprendizagem pela atividade – aprender fazendo. O apoio e a orientação ficam a cargo do professor; os recursos tecnológicos e educacionais oferecem a base desse projeto.

No planejamento e na execução da cada atividade, são levadas em conta o nível de conhecimento dos alunos, o seu ritmo de aprendizagem e os tipos de motivação que os inspiram. Esse procedimento visa a respeitar as diferenças individuais e as características mais importantes as criança, na realização de cada  uma das atividades.


Objetivo da Proposta Pedagógica

Nossa proposta pedagógica é embasada por pressupostos teóricos que explicitam as concepções de criança, educação e sociedade, buscando delinear o indivíduo que queremos formar numa perspectiva interacionista / construtivista.

O trabalho realizado no interior da escola deverá ter qualidade que se reflita no benefício às crianças, na busca de uma sociedade brasileira mais democrática.

Pretendemos trabalhar os seguintes aspectos:
- Sócio-afetivo: A criança valorizando sua identidade, sua auto-imagem, no seu processo de integração grupal, no
convívio com as diferenças;

- Cognitivo: O desenvolvimento do pensamento através da troca de informações, a construção de conceitos e noções, o relacionamento com o mundo físico, enfrentando desafios;

- Linguagem: O desenvolvimento de diferentes de representação, inclusive como instrumento de socialização e base para a construção da linguagem escrita;

- Psicomotricidade: explorando o corpo através de atividades planejadas com vistas ao desenvolvimento sadio.

- A integração das áreas do conhecimento propiciará uma educação integral não fragmentada, de maneira que haja construção da autonomia, da cooperação, do enfrentamento da solução de problemas, da responsabilidade e da atuação crítica e criativa.

Somos do tamanho dos nossos sonhos!!!

(Fernando Pessoa)

Projetos


Educação no Trânsito


Transformar o comportamento dos nossos alunos no trânsito é o objetivo da educação para o trânsito que organizamos. Respeito, cortesia, tolerância, cooperação, solidariedade e responsabilidade constituem os eixos determinantes que serão trabalhados.

Horticultura:


Proporcionar ao aluno maior contato com a natureza desenvolvendo a capacidade de observação e desenvolver a capacidade de observação, quanto aos tipos de solo, crescimento dos alimentos. Criar hábitos de cultivo, estimulando com o plantio de hortaliças, legumes, flores.

Hora do Conto e Roda de Leitura:


Formar leitores, abordando a importância da literatura oral como estímulo à imaginação e criatividade, incentivo à leitura, bem como aspectos culturais e pedagógicos relacionados ao tema.
Apresentação de histórias que serão preparadas, lidas ou contadas pelos professores e alunos, seguidos de uma oficina de arte, e “rodas de leitura”.

Cozinha Experimental:
1º ao 3º ano


Proporcionar aos alunos, informações sobre a origem de alguns alimentos, integrando conceitos de História e Geografia relacionados à alimentação;
Desenvolver hábitos de alimentação equilibrada, através do balanceamento dos nutrientes dos alimentos. Reconhecer também, a saúde física e mental como resultante de uma boa alimentação, através de cardápios equilibrados.

Masterchef - 4º e 5° ano


O projeto Masterchef tem como objetivo promover o contato dos alunos com os diferentes alimentos, de forma que despertem interesse e curiosidade pela alimentação, onde as receitas são feitas de escolha dos alunos.

Escola de Pais:

Resgatar valores, o respeito pelos idosos, fortalecer os laços que unem avós e netos, bem como reconhecer e valorizar o papel dos avós na formação de uma família mais
equilibrada.

Dia dos Avós


Resgatar valores, o respeito pelos idosos, fortalecer os laços que
unem avós e netos, bem como reconhecer e valorizar o papel dos avós na formação de uma família mais equilibrada.

Educação Bilingue

Nosso programa de Educação
Bilíngue tem como objetivo o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos em inglês; por essa razão, as atividades são cuidadosamente planejadas,
propiciando vivência oral na língua

e a expressão de ideias e sentimentos. Nossos alunos terão uma Educação Bilíngue dinâmica, com diversas
atividades inseridas em contextos pedagógicos de aprendizagem significativa, lúdica e especial, tais como:

COOKING CLASSES - SONG CLASSES - COMPUTER LAB - GAMES STORY TIME
ARTS AND CRAFTS - PLAY TIME
- SHARING VALUE

Cineminha


Refletir sobre assuntos importantes através de histórias reais ou fictícias que pode interagir com a realidade do telespectador.

Dia do Amigo


Socializar o grupo, integrar as crianças e demonstrar a importância dos amigos em nossas vidas, por isso proporcionamos este dia tão especial e inesquecível para nossos alunos.

Sudoku

 
O projeto é elaborado para trabalhar o raciocínio lógico, sequencia numérica, associação de números, respeito a regras. Depois é elaborado um campeonato por etapas e eliminações, onde na final teremos os
vencedores e os mesmos recebem premiações.

Educação Financeira

A Educação Financeira busca levar aos alunos e suas famílias o conhecimento dos conteúdos de Educação Financeira de forma a desenvolver atitudes pró-ativas e conscientes, que permitam às pessoas identificar um melhor posicionamento com relação aos seus recursos.

Os Programas estão embasados na Metodologia DSOP (Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar) e tem por principal objetivo levar o empoderamento financeiro a toda a comunidade escolar por meio da mudança de comportamento, envolvendo corpo docente, discente e famílias no desenvolvimento de atitudes conscientes rumo à sustentabilidade financeira para a realização de todos os seus sonhos.

Semana da Criança


Semana com programação especial para o Dia das Crianças. Trazer atividades lúdicas e diferentes para encantar e divertir os alunos, com: gincanas, festa a fantasia, festas temáticas, atividades que resgatem a brincadeira com muita diversão.

Maleta Viajante


Com o objetivo de despertar o interesse leitura, estimular a imaginação e a compreensão do texto também no ambiente familiar, compartilhado com a família, e posteriormente apresentação em sala de aula. 

Geração Repórter

Nosso objetivo é despertar e trabalhar o talentos dos alunos do Ensino Fundamental, em pesquisas, entrevistas, produção de texto, vídeos e captação de imagens. Para revelar a sensibilidade textual e fotográfica destes alunos será criado BLOG do Jornal do Colégio.

Feira Cultural


Feira Cultural é uma atividade permanente do Colégio que acontece em Outubro. Para a realização deste evento existe todo um preparo que inicia no primeiro semestre e se intensifica nos meses de Agosto e Setembro. O grande desafio da Feira Cultural é transformar os conteúdos mais significativos  para cada grupo em apresentações criativas e originais, que mostrem ao nosso público, no dia do evento, uma pequena parte de todos os aspectos que foram abordados, trabalhados e aprofundados sobre o tema.

Educação Sexual e Prevenção ao uso de Drogas

Promover uma educação sexual adequada as necessidades dos alunos para que possuam um referencial seguro e confiável de forma a evitar a erotização precoce, a promiscuidade, a transmissão de doenças sexuais, a gravidez indesejada, bem como, o uso de substâncias tóxicas.

Escritor Nota 10


Formar o leitor e escritor competente, valorizando todas as produções escritas realizadas pelos alunos durante o ano letivo dentro e fora da sala de aula, em todas as disciplinas. Promover a leitura e discussão de assuntos referentes à temáticas trabalhadas em sala de aula, bem como, a análise de textos diferenciados.


Esportes

Grade Horária

Ensino Fundamental - 1° ano - (Completar 6 anos até 30/06)

Pedagógico – Sistema Objetivo de Ensino
Português – Matemática – Natureza e Cultura – Educação Física – Informática – Inglês – Artes Visuais – Música  - Educação Financeira (DSOP)

Ensino Fundamental I - 2° ao 5° Ano

Pedagógico – Sistema Objetivo de Ensino
Português – Matemática – História -  Geografia - Ciências– Educação Física – Informática – Inglês –  Espanhol - Técnica de Redação - Educação Financeira (DSOP)  - Artes Visuais – Música.

Projetos

Cozinha Experimental, Master Cheff, Horticultura, Projeto Bilíngue, Educação no Trânsito, Projeto Cineminha, Roda de história, Aula historiada, Hora do conto, Geração Repórter, Projeto Prevenção de Drogas, Psicomotricidade, Salão do Humor, Projeto Sudoku, Show de Talentos, Feira Cultural, Dia dos Avós, Ler é saber, Escritor Nota 10.

Cursos Extras Curriculares

Sem Custo

Educação Financeira

Tem como objetivo contribuir com a formação cidadã das crianças, adolescentes e jovens. Criar consciência e mudar alguns hábitos de consumo, além de começar a estabelecer uma relação direta da matemática com a utilização do dinheiro.

Treino Desportivo

Os treinos são elaborados com diversos exercícios e jogos preparando os alunos a desenvolver o espírito de equipe, trabalho e confiança. Prepara para os desafios que terão de enfrentar, com as competições e Olímpiadas que são inscritos.

Xadrez

O xadrez é um excelente exercício mental que trabalha a concentração, estratégia, antecipação, tomada de decisões, paciência e raciocínio lógico.

Futsal

O futebol, assim como a vida, é um jogo coletivo que ajuda a desenvolver a sociabilidade, confiança e trabalho em equipe. Ajuda também a desenvolver o senso de direção, coordenação motora, habilidades psicomotoras, noções de espaço, tempo e ritmo.

Reforço Escolar

O reforço é feito para os alunos com dificuldades no processo de aprendizagem, as turmas são de no máximo de 10 alunos. A utilização do reforço escolar, a criança passa a ter acesso a mais horas de aprendizado e de estudo para as matérias que lhe trazem mais dificuldades e mais problemas.

Robótica Educacional

A Robótica pedagógica desenvolve um currículo apoiado na ciência, tecnologia, engenharia, matemática, dentre outros conhecimentos, podendo ser aplicados desde a Educação Infantil e além do Ensino Médio. O aluno aprende através do visual e do concreto, por isso a Robótica é uma ótima ferramenta para o aprendizado.

Saiba Mais

Com Custo

Jazz

A Dança é uma das maneiras mais divertidas e adequadas para ensinar todo o potencial de expressão do corpo humano. Através da dança, a criança aprende noções de espaço, sequência, padronização e uma conscientização do próprio corpo, além de adquirir maior autoconfiança.

Ginástica Rítmica

É uma ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de balé e  dança teatral, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade olímpica, que são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita.

Karatê

Através do karatê a criança pode experimentar movimentos novos e diferentes, melhorar a coordenação motora e ter maior domínio corporal. Apesar de ser uma modalidade individual, o Karatê prioriza o trabalho em grupo, a amizade e a disciplina.

KNN - Curso de Inglês e Espanhol

Preocupados com o desenvolvimento dos nossos alunos, o colégio fez parceria com a escola KNN, oferecendo inglês e espanhol em horários inversos preparando-os para intercambio e certificados Toelf.